5 bons livros disponíveis gratuitamente para você se desenvolver durante o recesso

Então, mais um ano se passou.

Se você for como eu, vai olhar para as resoluções do ano anterior (aquelas que você escreveu ainda em 2014) e ver que não conseguiu cumprir boa parte delas. A tão sonhada forma física, o curso de desenho artístico e a viagem à Fernando de Noronha em 2015, por exemplo, serão transcritas diretamente para a agenda de 2016, ipsi literis. Infelizmente, ainda não foi desta vez.

Mas como diz o poeta (neste caso, eu mesmo): a vida é como um fone de ouvido dentro da mochila.

Não entendeu?

E agora?

Muitas coisas acontecem no período de um ano que fogem do nosso controle, outras não. E se há uma que eu absolutamente não abro mão é da leitura, da atualização pessoal e profissional constante por meio do conhecimento sistematizado e socializado através dos livros, sites, blogs e revistas. É a leitura que alimenta a minha inquietação, que impulsiona a minha vontade de não querer fazer a mesma coisa do mesmo jeito sempre, de crescer e mudar não só a minha vida, mas também a vida daqueles com quem tenho o privilégio de compartilhar a existência, como a pequena Sofia (para citar apenas uma).

henry_david_thoreau_muitos_homens_inicia_nl

Neste fim de ano, além do desejo de boas festas (sem uva-passa, please!), desejo-lhe também uma nova era na sua vida. E se, segundo o Thoreau, muitos homens o fizeram a partir da leitura de um livro, deixo-lhes então algumas sugestões de publicações gratuitas (meu presente de Natal, ho, ho, ho!) com as quais travei contato neste ano e que me trouxeram muitos insights e algumas ideias novas.

Apenas um detalhe: todos os livros estão em inglês (nada melhor, né?).

1 – INSPIRING ENGLISH TEACHERS: A COMPARATIVE STUDY OF LEARNER PERCEPTIONS OF INSPIRATIONAL TEACHING

ebook1

Neste relato de pesquisa (é curtinho, apenas 26 páginas!), Lamb e Wedell tentam responder a pergunta “o que torna o professor motivante?” Eles buscam compreender como os alunos percebem as qualidades dos professores que os inspiram. É escrito em linguagem acadêmica e apresentam os resultados de seu estudo. Me trouxe reflexões valiosas sobre a postura do professor e seu efeito sobre os alunos. Recomendo.

Leia aqui.

2 – TELL IT AGAIN! THE STORYTELLING HANDBOOK FOR PRIMARY ENGLISH LANGUAGE TEACHERS

ebook2

Livro muito bom, em uma área que também venho tentando me desenvolver mais a cada ano. Escrito principalmente para aqueles que ensinam em escolas regulares. São 12 histórias de vários lugares do mundo e, para cada história, há planos de aula, sugestões de atividades, além de uma boa apresentação da metodologia. Uma das melhores leituras deste ano.

Leia aqui.

3 – CREATIVITY IN THE ENGLISH LANGUAGE CLASSROOM

ebook3

Este livro, editado por Alan Maley e Nik Peachey, está repleto de atividades práticas que visam auxiliar o professor a explorar a criatividade em sala de aula. As atividades podem ser utilizadas nos mais variados contextos e faixas etárias. É um repositório de boas ideias até para aqueles que se julgam menos criativos.

Leia aqui.

4 – MOBILE PEDAGOGY FOR ENGLISH LANGUAGE TEACHING: A GUIDE FOR TEACHERS

ebook4

Este ebook é, na verdade, um guia para todos aqueles interessados em uma filosofia e uma proposta metodológica para a utilização da tecnologia móvel no aprendizado da língua estrangeira dentro e fora da sala de aula. Recomendo especialmente para aqueles professores que ainda resistem em experimentar o uso das novas tecnologias em suas aulas. 

Leia aqui.

5 – STARTER TEACHERS: A METHODOLOGY COURSE FOR THE CLASSROOM

ebook5

Este aqui é o meu xodó! Ajudou-me na preparação da formação continuada de professores do ensino público regular durante todo o ano de 2015 e contempla diversas técnicas e habilidades que os professores que trabalham em escolas com poucos recursos necessitam  para desenvolver-se profissionalmente.

Leia aqui.

É isso. Boas leituras e até o ano que vem!

Fonte: https://www.teachingenglish.org.uk/

Marcelo de Cristo

Marcelo de Cristo is an EFL Teacher, ELT Consultant and a life-long learner. He is a Cambridge CELTA Trainer and Oral Examiner (Main Suite and YLs), and has trained teachers in the private and public school sectors in Brazil and other countries around South America and in the UK. He is based in Natal, blogs at www.hashtagelt.com and also runs the Edmodo Brasil community on facebook.

1 Comment

Post A Comment