Nem só de música vive o homem: dicas de podcasts em inglês

Olá, pessoal! Depois de uma pausa meio que forçada, estamos de volta para mais um post envolvendo, de certa forma, tecnologia. Desta vez, vou falar de podcasts. Sabem o que é um podcast? É uma espécie de programa de rádio, geralmente editado, e disponibilizado em sites, blogs e assemelhados, sobre os mais variados assuntos, que podem ser ouvidos online ou baixados em formatos como .mp3 para smartphones e outros reprodutores de música.

Eu, por exemplo, sou um podcaster, participo junto com meus amigos do ArgCast, sobre quadrinhos, games, cinema, RPG e outras nerdices semelhantes. Mas existem podcasts de tudo: política, economia, gastronomia… You name it e com certeza encontrará alguém que gravou algo sobre o assunto. Agora vou passar algumas dicas de podcasts sobre e em inglês, que podem ser ferramentas úteis para a aprendizagem desse idioma em diversos aspectos. Acho que essas dicas servem bem para professores e alunos, portanto, vamos às recomendações. Ah, todos os programas são gratuitos para serem baixados e escutados. Se você usa apps, como Podcast para iOS, pode assinar esses programas diretamente da iTunes Store. Dá para baixar para Android via GooglePlay também. Se não, pode acessar os sites e baixá-los diretamente:

  • American English Pronunciation Podcast: programa da escola de idiomas Seattle Learning Academy, é focado no ensino de pronúncia, com vários exemplos, frases, dicas de como pronunciar os sons mais complexos etc.
  • Better at English: programa que procura ajudar falantes não-nativos a melhor seu inglês, com exemplos de “conversas reais” e lições sobre listening, dicas linguísticas, vocabulário etc.
  • English Grammar HELP and Podcasts: como o nome diz, dicas de grammar, muito úteis, para ajudar no aprendizado.
  • Fun English Lessons: dois jovens criam diálogos baseados em situações reais que são explicados, passo-a-passo, em termos de pronúncia e significados.
  • All Ears English Podcast: um programa voltado para o ensino de Real English, conversação e aspectos culturais americanos.
  • ESL Podcast: conduzido por um time de especialistas no ensino de língua inglesa, traz uma série de diálogos e discussões a respeito de pronúncia, vocabulário etc.

Muitos desses podcasts possuem materiais extras em seus sites, além dos próprios podcasts: listas de exercícios, manuais, transcriptions… A maioria desses materiais é gratuita, mas outros podem ser pagos. Enfim, esses podcasts e muitos outros são uma fonte quase inesgotável de recursos em áudio para o ensino e aprendizagem de inglês.

Bem, acho que é isso por hoje. Já tem alguma coisa para vocês irem explorar e recomendar aos seus alunos! Obviamente, existem muito mais, mas esses são alguns que achei que valiam a pena mencionar neste momento. Então, é isso, pessoal, e até a próxima!

 

Fabiano Silveira

Fabiano Silveira é graduado em Letras Inglês e Mestre em Educação com ênfase em Estudos Culturais. Professor de Inglês do Curso de Letras e Secretariado Executivo Trilíngue da ULBRA e Coordenador do Instituto de Línguas da mesma universidade. Também atua como professor de inglês no Colégio Israelita Brasileiro e como tradutor freelancer para editoras e estúdios de histórias em quadrinhos. Contato: • profnerd@icloud.com • facebook.com/profnerd

No Comments

Post A Comment