Trocando o canal: usando o Youtube para melhorar o inglês

Olá a todos! Com certeza não são apenas os meus alunos que adoram ficar no Youtube assistindo  a vídeos de bichinhos, piadas, cantores de chuveiro, pegadinhas e desafios do ice bucket. Parece que essa meninada está trocando a TV pela internet mesmo, passando altas horas em serviços de vídeo por streaming, procurando e assistindo a dezenas deles, todos os dias.

Então, é possível  aproveitar esses serviços de alguma forma para o aprendizado de língua inglesa? Sem dúvida que sim! Vou aproveitar a solicitação de um aluno interessado, que me pediu dicas de vídeos para melhorar seu inglês, para compartilhar com vocês algumas dicas para passarem aos seus alunos, também. Vamos a alguns deles:

  • Rachel’s English: se seus alunos tem problemas com pronúncia, este canal pode ser muito útil. Rachel dá várias dicas de fonética, com vídeos bem ilustrados de como produzir os sons da língua inglesa. Muito bacana e certamente vai ajudar seus alunos a melhorar o sotaque “abrasileirado” e a pronúncia. 
  • EnglishLesson4U: neste canal, Ronnie é a professora que produz aulas muito interativas e informativas sobre cultura, gramática e vocabulário da língua inglesa. Ela é meio… exótica às vezes, mas é legal! 🙂 
  • English with Jennifer: um canal muito bom sobre aprendizagem de inglês, com dicas de vocabulário, gramática, pronúncia etc. Bem técnico em alguns momentos, mas excelente para o aprendizado. 
  • TeacherPhilEnglish: este canal tem mais de mil vídeos, voltados ao ensino da língua, vocabulário, business English e pronúncia. 
  • BBB Learning English: este canal da BBC inglesa é bacana porque mostra o inglês sendo usado em várias situações do dia-a-dia. Excelente para quem vai viajar e precisa estar preparado para enfrentar as situações corriqueiras que podem surgir. 
  • ESL Basics: vídeos curtos são o ponto principal deste canal, com dicas sobre gramática e vocabulário. Além do mais, apresenta vários aspectos culturais, que ajudam um bocado quando se vai viajar. 
  • Inglês Winner: este é para aquele aluno que está começando do básico mesmo. Embora as dicas sejam dadas em português, não perder o valor pedagógico de forma alguma. Várias dicas sobre situações do dia-a-dia, com vocabulários úteis e boas dicas de gramática também.

Garimpando pelo Youtube dá para achar muita coisa legal lá. Basta ter um pouco de tempo para fazer essa pesquisa. Mas vale a pena passar essas dicas para os alunos, quem sabe eles acabam usando seu tempo ocioso para coisas úteis como melhorar o inglês? 🙂 Fora que os professores podem fazer várias atividades em cima desses vídeos. Mas isso fica para um outro post. Até lá! Abraços!

 

Fabiano Silveira

Fabiano Silveira é graduado em Letras Inglês e Mestre em Educação com ênfase em Estudos Culturais. Professor de Inglês do Curso de Letras e Secretariado Executivo Trilíngue da ULBRA e Coordenador do Instituto de Línguas da mesma universidade. Também atua como professor de inglês no Colégio Israelita Brasileiro e como tradutor freelancer para editoras e estúdios de histórias em quadrinhos. Contato: • profnerd@icloud.com • facebook.com/profnerd

No Comments

Post A Comment