Enem 2014

Ano novo, hora de colocar as promessas em prática: fazer dieta e começar a caminhar para perder peso e ganhar saúde. Há uma turma, no entanto, que ainda vai ter de esperar um pouco para começar outro tipo de caminhada: os participantes do ENEM 2014, que esperam pelo resultado dos exames para começar seus estudos na universidade.

Neste post de início de ano, gostaria de me dirigir a meus futuros colegas – os próximos calouros de Letras, aqueles que neste momento aguardam a chance de iniciar sua caminhada profissional com um bom resultado no ENEM. Para vocês, envio os melhores votos de sucesso e algo mais:

Desejo que sua decisão por um curso de Letras seja saudada com entusiasmo por sua família e seus amigos, tanto quanto certamente seria se tivessem optado por algumas outras carreiras.

Desejo que vocês próprios confiem que, se de fato esta for a sua área de interesse, os caminhos são muitos e estão abertos.

Espero que seus cursos de Letras os inspirem, preparem, apresentem e apontem diferentes possibilidades de atuação: a docência; a tradução/interpretação; as várias áreas da editoração, como edição, preparação e revisão; a produção de textos em várias áreas; a pesquisa e os estudos linguísticos.

Espero que vocês possam não só surfar na onda dos eventos esportivos internacionais que acontecerão no Brasil nos próximos anos, mas que possam de fato contribuir para tornar nosso país mais multilíngue – porque este será um dos fatores cruciais para um desenvolvimento econômico menos desigual.

Desejo que sua prática com o texto – seja qual for sua área de atuação – os torne leitores mais críticos e conscientes, e decididamente intolerantes aos preconceitos, aos estereótipos, às dissimulações e às mensagens manipuladoras escondidas nas entrelinhas. Somos um país que lê pouco e mal. O relatório PISA 2012 nos classifica em 55º lugar em leitura, com resultado um pouco pior do que na avaliação anterior. Há muito o que fazer.

E por último, desejo que em suas mãos as palavras sejam instrumentos de entendimento, de harmonia e de beleza. Sucesso, e sejam felizes.

 

 

Sandra Possas

Sandra Possas (MA TEFL, University of London; RSA DipTEFLA, MBA Business Management, Ibmec RJ), Diretora Editorial da Richmond no Brasil, é linguista com experiência em ensino de inglês como língua estrangeira, formação de professores e desenvolvimento de materiais de ensino.

Tags:
, ,
No Comments

Post A Comment