Comic books are not (only) for kids! — Part 01

Olá a todos! Para os próximos textos, resolvi fazer um apanhado de dicas sobre o uso de histórias em quadrinhos na sala de aula. Sou um grande apreciador da arte sequencial —e colecionador, diga-se de passagem — e, ocasionalmente, utilizo quadrinhos como ferramenta didática. Inclusive, vale a pena mencionar que aprendi muito com quadrinhos, um dos meus grandes professores/mentores/Mestre Jedi comumente usava algumas edições de minha coleção como forma de incentivo à aprendizagem em nossas aulas.

Embora ainda sejam vistos com olhos preconceituosos por muitas pessoas, os quadrinhos vêm sendo considerado matéria digna de estudos acadêmicos há bastante tempo. Não entrarei em discussões como se os quadrinhos são literatura ou não, ou coisas assim, mas cabe ressaltar que as HQs não são um gênero, mas uma mídia com VÁRIOS gêneros e estilos narrativos.

Como o espaço não é muito grande, continuarei no próximo mês com dicas de técnicas para usar os quadrinhos na sala de aula. Portanto, calma, pequenos gafanhotos! Agora, vou começar com algumas sugestões de ordem mais logística, ou seja, onde conseguir histórias em quadrinhos! Portanto, nada de desculpas por não ter authentic material to work with:

  • Há várias opções de quadrinhos: tirinhas, edições normais, graphic novels, entre outras. A escolha deve ser criteriosa e de acordo não só com o nível linguístico dos seus alunos, mas também com sua faixa etária. Há várias livrarias (Saraiva, Cultura etc.) onde podem ser encontradas lindas edições em inglês, e até mesmo comic stores aqui no Brasil ou no exterior (que também disponibilizam vendas online, como Midtown Comics, My Comic Shop, Rika Comics, Liga HQ, Comix etc.).  
  • Alguns sites, como Comixology, vendem quadrinhos digitais para leitura online no seu computador ou em dispositivos iOS ou Android. No sistema deles, há vários quadrinhos gratuitos, de diversas editoras, inclusive das majors como DC Comics e Marvel. Aí está um bom uso pros celulares e tablets que seus alunos insistem em levar e usar na sala de aula. Você pode selecionar quadrinhos e pedir que eles baixem em seus gadgets. For free! 
  • Por falar em apps, se você for um iTeacher (!!), os principais são o Comixology, mencionado anteriormente, e o Comics Plus, que negociam quadrinhos de várias editoras; e os específicos, como da DC Comics, Marvel, Dark Horse… A Marvel tem o Marvel Unlimited, serviço próprio com mais de 13.000 revistas disponíveis, várias gratuitas.
  • Em sites como Garfield e Dilbert, você encontra as tirinhas dos próprios personagens. Em GoComics, Oregon Live, Azcentral e The Comic Strip Library você encontra várias tiras e HQs completas e gratuitas para baixar.  

Bem, no próximo mês, iremos às dicas de como usar esses recursos em sala de aula! Até mais, então! Abraços!

Fabiano Silveira

Fabiano Silveira é graduado em Letras Inglês e Mestre em Educação com ênfase em Estudos Culturais. Professor de Inglês do Curso de Letras e Secretariado Executivo Trilíngue da ULBRA e Coordenador do Instituto de Línguas da mesma universidade. Também atua como professor de inglês no Colégio Israelita Brasileiro e como tradutor freelancer para editoras e estúdios de histórias em quadrinhos. Contato: • profnerd@icloud.com • facebook.com/profnerd

2 Comments
  • Israel Hoffschneider Guedes
    Posted at 12:51h, 14 maio Responder

    Great Master! I loved your tips! It’s high time our students started using technology for intelectual purposes. I’m definitely gonna use this article!

Post A Comment