Quanto mais somos, mais fortes nos tornamos

Hoje eu só tenho a agradecer e encorajar.

Estou escrevendo este texto no meu notebook no banco de trás do carro de uma carona que consegui por um aplicativo online para ir até Belo Horizonte participar do evento organizado pela Braz-Tesol BH Chapter em união com o Teacher Development Special Interest Group da Braz-Tesol.

O evento aconteceu ontem, sábado 18/03 e foi de um valor incalculável.

Os professores que ofecerem as talks dos eventos o fazem voluntariamente, não sendo remunerados por isso. Também por isso estou na carona do carro ao invés de no assento de um avião que estava além das minhas possibilidades financeiras. Acredite, eu compreendo e também passo pelas dificuldades de alocação de tempo e recursos financeiros para participar destes eventos!

Mas quer saber? Os eventos são tão transformadores e o público tão inspirador que a gente nem se importa e participa, muitas vezes viajando. (Sou de Uberlândia/MG, então pra mim sempre é viagem!)

Eu mesmo, dessa vez, dei 2 talks, uma delas sobre coaching nas aulas e a outra sobre mindfulness na educação. Esta última com 41 professores assistindo, aproximadamente 50% dos participantes do evento. Foi lindo!

talk-mindfulness-bh

É um assunto novo pra mim e a primeira vez que senti confiança o suficiente para apresentá-lo. Imagine só a minha felicidade ao ver a sala lotada e os rostos satisfeitos de quem realmente foi tocado pelo o que ouviu ao sair da sala?

Se cada um daqueles professores tiver uma média de 40 alunos, isso significa que eu consegui impactar aproximadamente 1600 estudantes de inglês com uma única palestra.

Agora imagine quantas palestras, quantos profissionais fantásticos, quanto conhecimento!

Também sou produtor de eventos presenciais e sei bem o tamanho gigante do desafio de colocar 80 participantes em um evento.

Vou aproveitar esse momento para parabenizar e agradecer à Bia e Klaus Hedegaard, Higor Cavalcante e Eduardo de Freitas por estarem a frente desse momento tão importante para os professores de Belo Horizonte e do Brasil. (Havia professores de vários outros estados, como SP, ES e GO)

Tivemos plenárias excelentes com a presença de Lucília Panisset e do maior nome de ELT no Brasil, autor de livros didáticos de peso internacional, Luiz Otávio Barros. Fomos todos muito inspirados por vocês, muito obrigado!

bhbt

As talks foram muito instigantes e a vontade que fica é de poder voltar no tempo para assistir todas (as talks acontecem simultaneamente, então o participante precisa escolher qual prefere assistir). Foram tantos assuntos interessantes que acabei não podendo assistir por combinação de horários, como as talks da Rachel Bardy, Eduardo de Freitas e Paulo Torres!

Destaque aqui para as primeiras apresentações na Braz-Tesol de alguns professores que têm muito para contribuir, como a Érica Nunes. Espero vê-los nos próximos eventos!

Se você ainda não tem o hábito de participar de eventos BT por qualquer motivo que seja, vou insistir ainda mais um pouco para que se programe com antecedência e não deixe de estar presente. Chame seus colegas e vão todos juntos!

Esses eventos só existem porque todos os membros da Braz-Tesol, representados pelo seus membros da direção (também voluntários) acreditam de verdade na necessidade de continuamente trabalhar para a evolução profissional (e até pessoal!) dos professores de inglês no Brasil e, consequentemente, dos alunos e de suas famílias também.

Compartilhar eventos como esse, além de utilidade público é um ato de altruísmo e amor!

Deixo aqui um pedido de coração: ajude a divulgar os próximos eventos, fique ligado nas informações que sempre saem nas páginas de mídia e site oficial e participe! Antes dos eventos sempre há um “call for papers” aberto a todos os professores de inglês, inclusive você!

vinicius-diamantino-speaker-bh

Mostre os projetos que tem feito e o que tem dado certo para você e seus alunos. Você pode estar pensando que é algo pequenino ou sem muita importância, mas outros professores podem estar há muito tempo procurando por isso e se sentirão inspirados pelo seu exemplo a incrementarem suas próprias práticas!

Um pedido: se você estava no evento 1st TD SIG/BH CHAPTER do dia 18/03 deixe um comentário abaixo do texto contando como foi a sua percepção do evento e, se achar conveniente, porque você indicaria os eventos aos nossos demais colegas professores.

Novamente, muita gratidão a tantos palestrantes, participantes e organizadores esforçados e inspiradores que fizeram com que esse evento acontecesse. Me sinto revigorado, ainda processando tanta informação e muito feliz com tantas novas amizades feitas e as antigas reforçadas.

Como diz o slogan da Braz-Tesol: The more we are, the stronger we become!

Vejo vocês no próximo, muito em breve!

Vinicius Diamantino

Opa, tudo joia? Meu nome é Vinicius Diamantino, eu sou o fundador da Diamantino Coaching, Professor de Inglês há mais de 10 anos, Master Coach com foco educacional, Treinador de Professores em Coaching de Idiomas, Palestrante provocativo e também o criador do blog www.diamantinocoaching.com.br e da FanPage www.fb.com/diamantinocoaching.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *